Preparando o estoque de peças de sucatas no computador

O computador é principal ferramenta para o seu negócio de peças usadas, é com ele que você participará de leilões online, venderá pelo Mercado Livre, OLX e onde você vai organizar as fotos e o seu estoque de peças.

Nesse artigo, você aprenderá como organizar as fotografias das peças que você já retirou de sua sucata e como gerenciar o seu estoque utilizando planilhas simples do Excel.

Falando em fotografias, o artigo anterior é especificamente sobre como tirar boas fotos e aumentar as vendas.

Preparando as fotografias das peças no computador

Para começar o estoque da maneira mais organizada possível, crie uma pasta em seu computador com o nome da sucata, por exemplo: Honda Civic 2008. Dentro dessa pasta, crie duas novas pastas com os nomes: “Fotos das peças” e “Fotos da sucata”.
Na hora de transferir as fotos para o computador, copie os referentes a sucata inteira para a pasta “Fotos da sucata” e os referentes as peças para a pasta “Fotos das peças”.

As fotos da pasta sucata não precisam ser movidas, mas as que foram copiadas para a “Fotos das peças” deverão ser qualificadas em pastas individuais.

Esse processo vai te ajudar na hora de anunciar um produto na internet ou para enviar as fotos para um cliente. Assim você não precisará tirar fotos toda vez que um cliente solicitar, basta que você acesse a pasta da peça e envie todas as fotos para ele.

Voltando ao foco, separe as peças por pastas individuais. Por exemplo: Alternador do Honda Civic 2008, Motor de arranque do Honda Civic 2008 e assim por diante.

Preparando o estoque no computador.
Preparando o estoque no computador.

Note que a primeira pasta é a da Sucata, seguido pelas subpastas e abrindo a pasta Fotos das peças, as mesmas são divididas por nomes.

Se por acaso você tirou uma peça, mas não sabe qual o seu nome. Entre na busca do Mercado Livre ou no Google e digite o código da peça, na grande maioria o código é encontrado.

Note que depois de terminar a distribuição das fotos, o seu estoque de fotos já ficou muito mais simples e organizado.
Repita o mesmo procedimento sempre que for colocar novas fotos no computador. Se por acaso você não souber o nome de uma peça e não conseguir encontra-la na internet, sugiro que você crie uma nova pasta com o nome “Não Identificadas” e deixe as fotos separadas.

Gerenciamento de estoque de peças usadas no Excel

O Excel ou distribuições gratuitas similares é uma das melhores ferramentas para gerenciar um estoque, tanto que é a mais usada do mundo.

Com o Excel, você pode copiar modelos, fazer cálculos automáticos, criar tabelas e gráficos de um jeito simples e eficaz.

Tão importante quanto ter as fotos das peças organizadas em pastas é ter o estoque em uma planilha do Excel.

Uma boa planilha de gerenciamento de estoque deve ter: Nome da sucata, itens disponíveis, quantidade, código da peça, valor e uma sessão de peças vendidas.

Planilha bem simples, mas que se bem gerenciada será uma ferramenta de extrema importância, principalmente se você tem muitas peças a venda.

Usando o gerenciador de peças no Excel

Você pode criar uma planilha utilizando os seguintes valores como exemplo:

Nome da Sucata: Inclua o nome da sucata;

Itens disponíveis: Recomendo que você copie o nome das pastas de peças e vá colando nas linhas do campo itens;

Quantidade: A maioria das peças a quantidade será sempre 1, mas peças como bobinas, bicos injetores, sensores de estacionamento, a quantidade será sempre maior, a menos que você venda o jogo completo;

Código da peça: Copie a numeração da peça para o campo pré-determinado da planilha;

Valor: Inclua o valor que você cobrará pela peça em questão.

Artigos relacionados

Como aumentar as vendas no Mercado Livre Agora falaremos sobre como aumentar as vendas do Mercado Livre e se tornar líder em vendas. Existem...
Como ganhar um leilão de sucata de carro pagando p... É sempre bom saber que “pagar pouco” pode ser um valor alto dependendo da tabela FIPE do carro prete...
Que estado de sucata de veiculo devo dar um lance? Na hora de comprar uma sucata em um leilão presencial ou online, deve levar em consideração o estado...
Chegou a sucata do leilão. Por onde começo desmanc... Assim que uma sucata arrematada chega a sua garagem, a primeira coisa que deve ser feita é pensar no...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *