Como ser um vendedor confiável no Mercado Livre

Não basta você dizer a seu cliente que você vende pelo Mercado Livre, é preciso ter um cadastro que diz ao cliente que você é um vendedor que oferece um bom atendimento e que entrega os produtos dentro do prazo.

Para isso é preciso que você venda pelo menos 10 itens. Mas como vender se ainda não tenho reputação?

Uma ótima dica é oferecer algumas de suas peças ou coisas que você gostaria de vender para os seus amigos e familiares que tem cadastro no Mercado Livre.

Assim que eles efetivarem a compra pelo site ou aplicativo, peça que eles façam uma boa avaliação sobre você no Mercado Livre. Isso trará mais confiança aos clientes na hora de fazer uma compra.

Agora não adianta você pedir a seus conhecidos que te façam uma boa avaliação, mas quando vender peças usadas demorar para fazer a postagem nos Correios ou economizar na embalagem e entregar um produto quebrado.

Quanto maior o número de vendas, maiores as chances de ser um dos melhores vendedores do Mercado Livre.

A média da reputação do vendedor é atualizada a cada 3 meses. Com isso, tente ficar sempre no verde escuro, pois caso entre no amarelo ou vermelho, você poderá ficar 3 meses assim e as suas vendas vão cair drasticamente.

Entregar os produtos no Prazo

O Mercado Livre oferece várias categorias na hora de cadastrar um produto em sua plataforma. Essas categorias servem para ajudar os clientes na hora da busca de um produto e também para saber se o produto pode ser enviado pelos Correios.
Procure sempre cadastrar os seus produtos na categoria correta, assim você oferecerá produtos com o Mercado Envios.
O Mercado Envios é um sistema de parceria dos Correios com o Mercado Livre, onde o vendedor recebe uma etiqueta para levar o produto aos Correios.

Com essa etiqueta, o vendedor não precisará pagar nada na agencia, basta postar o produto que o sistema Correios/Mercado Livre vai avisar ao cliente que o produto dele já está a caminho.

Por outro lado, essa mesma etiqueta é uma ferramenta para o Mercado Livre saber se o vendedor posta seus produtos com rapidez. Sabendo disso, faça a postagem de suas vendas no prazo de 24 horas que você não terá problemas com a sua reputação, no quesito prazo de entrega.

Presta um bom atendimento no Mercado Livre

Quando pensamos em atendimento, logo nos vem à mente a conversa entre cliente e vendedor.
No Mercado Livre, prestar um bom atendimento significa entregar os produtos certos e sem defeito.
Pode ter certeza que você vai receber reclamações em suas vendas, mas isso é comum e pode acontecer por diversos motivos.
– Você enviou um produto não testado e o mesmo não funcionou;
– Você ou seu funcionário envio um produto errado;
– O cliente comprou um lado, mas queria outro;

São situações que podem acontecer com qualquer vendedor. Mesmo quando a culpa não for sua, trate o cliente da melhor forma possível e mostre a ele e ao Mercado Livre que a sua loja veio para ficar.
Para ficar no verde com o quesito “Presta um bom atendimento” é preciso que você tenha menos de 5% de reclamações em produtos com defeito ou produtos diferentes do combinado. Esse número é muito fácil de manter, principalmente se você seguir todas as dicas do Modulo 2 – Gerenciamento Eficaz de Estoque.

Dica: Se você receber uma reclamação que te deixará no amarelo, volte a vender coisas para os conhecidos até recuperar a sua reputação verde.

Artigos relacionados

Que estado de sucata de veiculo devo dar um lance? Na hora de comprar uma sucata em um leilão presencial ou online, deve levar em consideração o estado...
Tirar boas fotos das peças automotivas é o segredo... Quando se vende produtos pela internet, o cliente não tem como saber se a peça está trincada, é orig...
Como aumentar as vendas no Mercado Livre Agora falaremos sobre como aumentar as vendas do Mercado Livre e se tornar líder em vendas. Existem...
Como divulgar seu estoque de peças na OLX A OLX permite que você anuncie gratuitamente durante 30 dias, depois desse período você pode renovar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *