Como encontrar os clientes certos no Facebook

O Mercado Livre e a OLX são excelentes ferramentas para ajudar nas vendas online de peças usadas, mas saber usar o Facebook para encontrar os clientes certos para o seu negócio é a garantia de muitas vendas.

O Facebook é muito mais que uma ferramenta de compartilhamento de textos e mídias com os amigos. Nessa rede social, os usuários também podem acompanhar grupos e páginas de seu interesse.

Pensando especificamente nos grupos do Facebook, se você procurar por Honda Civic, notará que existem dezenas de grupos falando exclusivamente sobre esse modelo de carro. A mesma coisa acontece quando você procura por VW Polo, Mitsubishi Lancer e assim por diante. Cada carro tem o seu grupo de fãs no Facebook.

Vendendo peças para os membros dos grupos específicos

O Facebook permite que você fatura alto vendendo peças de sucatas em grupos e paginas.
O Facebook permite que você fatura alto vendendo peças de sucatas em grupos e paginas.

Digamos que você tenha adquirido somente a sucata de um Citroen C5 até o momento.

A primeira coisa que você deve fazer para vender as peças dessa sucata no Facebook é pedir para participar do grupo do Citroen C5. Assim que você for aceito, faça uma postagem com as fotos da sucata e diga que você tem a sucata para retiradas de peças e os interessados podem entrar em contato com você através do Whatsapp ou pelo chat de Facebook.

Não precisaria nem dizer que a cada sucata que você for adquirindo é preciso repetir o mesmo processo dos grupos. Encontre grupos do modelo do carro e faça uma postagem dizendo que tem peças usadas a venda.

Grupos gerais de sucatas e peças usadas

Além dos grupos específicos dos carros, o Facebook tem vários grupos que tem como objetivo juntar vendedores e compradores de sucatas e peças usadas.

Esses grupos são excelentes para quem deseja conseguir novos clientes.
Assim que você ver que um cliente está pedindo peças de um carro que você tem em seu estoque, não se acanhe em deixar um comentário dizendo que tem aquela peça.

Para conquistar um cliente no Facebook, principalmente em grupos, você precisa ser rápido e entender do carro que está vendendo as peças. Muitas vezes os clientes podem chamar uma peça por nomes diferentes e conhecer todos eles te torna um bom vendedor.

Fique sempre atento aos pedidos dos membros

Para vender no mercado de peças usadas, principalmente no início, é preciso mostrar para o cliente que você tem o produto.
Ficar atento as postagens dos membros dos grupos do Facebook é o melhor caminho para fazer uma venda nos comentários.
Digamos que um membro está precisando das bandejas traseiras da Chevrolet Captiva 2012 e você tem essas peças em estoque.

Existem duas coisas que você pode responder nos comentários, pedir para o cliente te chamar no Whatsapp ou privado ou ainda dizer o valor da peça e se já estiver anunciada, passar o link do seu anuncio do Mercado Livre.

Pode ser que o cliente nem te responda, mas na maioria dos casos ele vai interagir com quem deixou o comentário e é essencial que você o responda de volta o mais rápido possível. Caso contrário, outro vendedor pode vender para aquele cliente.
Página do seu negócio no Facebook

Ter uma página sobre o seu negócio de peças usadas te torna mais profissional e você consegue capturar mais clientes.
A criação de uma página no Facebook é um processo que demora menos de 5 minutos e pode ser feito por qualquer pessoa, basta criar um nome e colocar uma imagem de cabeçalho.

Depois da página pronta, mantenha um ritmo de postagem regular. As postagens podem ser sucatas novas que acabaram de chegar ou peças que você ir colocando no Mercado Livre.

Para conseguir mais curtidas e seguidores na página, recomendo que quando você fazer publicações nos grupos de carros e sucatas, coloque junto o link da sua página. Assim as pessoas se interessarão por ele e visitarão a sua página. Caso for atrativa para eles, você ganhará um novo membro e talvez um novo cliente.

Sempre quando o Facebook te notificar de uma nova mensagem em sua página, mantenha o ritmo profissional e o responda o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Tirar boas fotos das peças automotivas é o segredo... Quando se vende produtos pela internet, o cliente não tem como saber se a peça está trincada, é orig...
Organizando as peças da sucata no estoque físico No artigo anterior, falamos como organizar o estoque das peças utilizando o computador. Agora daremo...
Como divulgar seu estoque de peças na OLX A OLX permite que você anuncie gratuitamente durante 30 dias, depois desse período você pode renovar...
Preparando o estoque de peças de sucatas no comput... O computador é principal ferramenta para o seu negócio de peças usadas, é com ele que você participa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *